Pessoal, importar é legal e hoje, com a queda do Dollar, fica mais atraente, porém muitos acabam não se atentando aos detalhes e depois o desejo de ter algum produto e/ou equipamento importado acaba tornando-se inviável. Veja abaixo um exemplo de uma importação sem planejamento.
Recentemente uma importação que levaria no mínimo duas ou três semanas para finalizar, acabou levando quase 7 meses, realmente, quase 7 meses por falta de informações.
Lembro-me de que o comprador da empresa "X" viajou para o Exterior e adquiriu uma série de produtos. Contratou o Frete Marítimo e após, tudo embarcado, tentou nacionalizar a Mercadoria. É óbvio, o que era um desejo acabou tornando-se um pesadelo.
Qual o motivo do transtorno? Ora, o comprador não fez a lição de casa, tinha que ao menos pesquisar e/ou consultar um profissional de comércio exterior para efetuar as compras internacionais. Assim, não haveria tanta demora na nacionalização da mercadoria nem custos desnecessários.
A importação é simples, porém, é necessário fazer pesquisas e/ou verificar junto a um profissional se para aquele determinado produto o licenciamento de importação tem que ser prévio ou não ao embarque.
Bom, para resumir o assunto: O importador acabou tendo que aguardar a regularização de toda a sua Importação e, somente após isto, teve acesso às mercadorias. Sem contar que ele acabou gastando, quase o valor da importação, com multas, armazenagens e outras despesas mais, cujos valores não estavam programados.
Portanto, consulte sempre um Especialista em Comércio Exterior e/ou um Despachante Aduaneiro a fim de não ter dores de cabeça em suas importações e, o pior, um custo extra desnecessário.
Obs.:
Caso precise de informação, antes de importar, mande-nos um e-mail falando de seu interesse.
Nas próximas postagens abordaremos tema sobre o Radar na Importação e Exportação
aejeronymo@gmail.com
aejeronymo@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário